PROJETOS

Programa de Indicadores de Compromissos com o Público

Indicadores de Compromissos

Manual de melhores práticas para os Indicadores de Compromissos com o Público

O Programa de Indicadores de Compromissos com o Público vai acrescentar uma camada de verificação aos sites de notícias listados no Atlas da Notícia e pretende ser uma referência de transparência e responsabilidade com a qualidade da informação para políticas públicas e privadas de incentivo, anunciantes, financiadores e audiências.

Examinadores do Atlas da Notícia estão avaliando os sites da base de veículos online para conferir a conformidade desses veículos com 11 indicadores que representem seus compromissos com o público. A lista dos indicadores foi definida pelos membros do Projor - Instituto para o desenvolvimento do jornalismo, entidade que realiza o censo, e submetida à apreciação de associações que representam veículos noticiosos

O programa vai identificar nos sites de notícias a presença das seguintes informações, seções e declarações públicas:

  1. Expediente
  2. Princípios editoriais
  3. Política de correção de erros
  4. Afiliação a associações setoriais do jornalismo
  5. Acesso aos profissionais da Redação
  6. Propriedade do veículo
  7. Identificação clara de conteúdos patrocinados
  8. Transparência de financiamento
  9. Identificação de autoria
  10. Política de privacidade
  11. Acessibilidade

A primeira fase da avaliação será finalizada em novembro de 2024 com cerca de 200 organizações e o resultado será divulgado no final de novembro. Sites que tenham conformidade confirmada com ao menos oito dos 11 indicadores receberão um selo com a inscrição “veículo comprometido com o público” e o número de indicadores com os quais têm conformidade para usarem em suas páginas. 

Além disso, cada organização contemplada com o selo terá uma página no Atlas da Notícia com a relação dos indicadores com os quais está em conformidade.

Como participar 

Na primeira fase, estão sendo avaliados veículos online afiliados à AJOR, ANJ e Aner, mas qualquer organização poderá solicitar a avaliação a partir do lançamento do programa em novembro. Enquanto isso, os sites podem se preparar para obter uma melhor avaliação de conformidade adotando práticas e sugestões do Manual de Melhores Práticas.

Melhores práticas

O Manual de melhores práticas descreve cada um dos indicadores e os critérios de avaliação adotados pelos examinadores do Atlas da Notícia e oferece sugestões de texto e design para as organizações que quiserem buscar a conformidade com os indicadores.

A plena adoção dessas práticas eleva o nível de transparência e compromissos com o público das organizações de notícias e as coloca em um padrão de excelência capaz de estabelecer novos elos de confiança com as comunidades de leitores.

Realização

Patrocínio