Associados

O Projor reúne jornalistas, pesquisadores e profissionais com experiência de destaque no jornalismo. Veja quem somos

Adriana Martinez

Jornalista, professora e consultora em design estratégico e mídias digitais, tem mestrado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e foi J. S. Knight Fellow na Universidade de Stanford, na Califórnia (2013). Atuou na Reuters, Folha de S.Paulo, VejaSP e Exame. Foi diretora de Comunicação Digital da Rio 2016. Fundadora da Orbital Mídia.

Ana Amélia Campos Toni

Graduada em Economia e Estudos Sociais pela Universidade de Swansea, mestre pela London School of Economics and Political Science e doutora pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ. Diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e sócia-fundadora do GIP - Gestão de Interesse Público. Foi diretora da Fundação Ford no Brasil, presidente do conselho do Greenpeace Internacional e diretora da ActionAid Brasil. Conselheira da GIFE, da Wikimedia Foundation e do Le Monde Diplomatique Brasil. Integrante da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade, e dos conselhos do Fundo Baobá por Igualdade Racial, da Gold Standard Foundation, da rede WINGS - Worldwide Initiatives for Grantmaker Support e do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS).

Angela Grossi

Jornalista e professora, com trabalhos nas áreas de informação e TI, políticas públicas na área de informação e em mídias digitais. Estudou Comunicação Social na Universidade Metodista de Piracicaba, entidade onde cursou também mestrado em Educação. É doutora em Ciência da Informação pela Unesp, instituição na qual atua nos programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Marília) e de Mídia e Tecnologia. É pesquisadora do Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade.

Angela Pimenta

Jornalista e mestre em Jornalismo pela Columbia University School (2001). Presidente do Projor de julho de 2015 a abril de 2019, é doutoranda do programa de Mídia e Tecnologia, onde pesquisa estratégias viáveis de educação midiática no ambiente extra-escolar. Coordenou o projeto Atlas da Notícia em 2017 e 2018. Foi editora-sênior da revista Exame em Brasília (2007-2011).

Antônio Napole D'Andréa Neto

Administrador e professor, é sócio da Kaiser Associates, consultoria de estratégia global com sede em Washington, DC, sendo responsável por projetos na América do Sul. É bacharel em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e mestrando em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Membro do conselho de ex-alunos da EAESP-FGV, membro do comitê educacional do Centro de Liderança Pública, professor do Master em Liderança e Gestão e coordenador da pós-graduação Lato Sensu de Planejamento e Competitividade para a área pública, ambos do CLP.

Caio Túlio Costa

Jornalista, professor, doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, executivo na área de comunicação digital e fundador da Torabit. Na empresa que edita o jornal Folha de S.Paulo foi editor, secretário de redação, correspondente, diretor de revistas, ombudsman e fundador do UOL. Foi presidente do Internet Group e da a Fundação Semco. De 2003 a 2012, foi professor na Cásper Líbero.  É conselheiro de várias instituições, entre as quais a Fundação Padre Anchieta. Publicou quatro livros e é co-autor da primeira versão do Manual Geral de Redação da Folha (1984).

Carlos Castilho

Jornalista, doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor de jornalismo online e pesquisador em comunicação comunitária. Foi diretor do escritório da Globo em Londres e editor-chefe do primeiro telejornal internacional da televisão brasileira.

Carlos Eduardo Lins da Silva

Jornalista, atuou em alguns dos veículos mais importantes do Brasil, entre os quais a Folha de S.Paulo (onde foi um dos responsáveis pelo Projeto Folha, secretário e diretor-adjunto de Redação, correspondente nos EUA e ombudsman) e o Valor Econômico. Livre-docente e Doutor em Comunicação pela USP, mestre pela Michigan State University e Global Fellow do Woodrow Wilson International Center for Scholars, foi professor em várias instituições, entre as quais o Instituto de Relações Internacionais e a Escola de Comunicações e Artes da USP, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e a Faculdade Cásper Libero. Autor de diversos livros sobre jornalismo, comunicação e relações internacionais.

Carlos Vogt

Graduado e pós-graduado em Letras pela USP, mestre pela Universidade de Besançon, na França e doutor pela Unicamp. Recebeu em 2005 a Ordem do Mérito Científico, da Presidência da República, e o título de doutor honoris causa da École Normale Supérieure de Lyon. Foi reitor da Unicamp, universidade da qual é professor emérito, coordenador do Labjor e presidente do conselho do Instituto de Estudos Avançados (IdEA). Tradutor, poeta e ensaísta, publicou vários livros e inúmeros artigos em jornais e revistas, nacionais e internacionais. Dirigiu e editou várias publicações de informação científica. Foi presidente da Fapesp e da Univesp.

Celestino Vivian

Graduado em Filosofia e Jornalismo, trabalhou durante 26 anos no Grupo Folha, onde foi subeditor de Mundo e líder de inúmeros projetos editoriais. No Projor, implementou e coordenou (2013-2016) o projeto Grande Pequena Imprensa (GPI), idealizado por Alberto Dines para levar conhecimento e apoio técnico gratuito aos pequenos e médios jornais do interior do Brasil. Atualmente, é o editor das revistas Mundo Sindical e EasyCoop.

Denize Bacoccina

Jornalista formada na PUC/Campinas, com especialização em Relações Internacionais pela UnB e ampla experiência, tanto em jornalismo impresso quanto em jornalismo online e TV, em temas ligados à vida urbana, economia e política internacional. Foi repórter de economia de O Estado de S. Paulo, correspondente da BBC Brasil em Londres e Washington, chefe da sucursal Brasília da IstoÉ Dinheiro e superintendente executiva de Agências e Conteúdo Digital da EBC. Co-fundadora do portal A Vida no Centro, criado em 2017.

Eugênio Bucci

Jornalista, estudou na Faculdade de Direito e na Escola de Comunicações e Artes da USP, universidade onde é professor titular e membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados. Pela ECA-USP, doutorou-se em 2002 e defendeu sua tese de livre-docência em 2014. Foi presidente da Radiobrás e membro do Conselho da Fundação Padre Anchieta, da TV Cultura. Na Abril, foi diretor de redação da Superinteressante e Quatro Rodas, e Secretário Editorial. Dirigiu o curso de Pós-Graduação em Jornalismo na ESPM e foi professor de Ética Jornalística na Cásper Líbero. Colaborou com o Observatório da Imprensa entre 2008 e 2011.

Francisco Rolfsen Belda

Jornalista, professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi repórter, editor e diretor de empresas jornalísticas no interior de São Paulo. Professor visitante na Brandeis University, em Massachusetts, Estados Unidos, é doutor em Engenharia de Produção e mestre em Ciências da Comunicação, ambos na Universidade de São Paulo (USP).

Kátia Brasil

Editora executiva da Agência Amazônia Real, com sede em Manaus (AM). Formada em Jornalismo pela Faculdade Hélio Alonso (RJ), tem atuação nas áreas de política, economia, direitos humanos, meio ambiente, povos tradicionais, direitos das mulheres e das crianças e adolescentes. Com mais de 30 anos trabalhando na Amazônia, passou pelas redações, entre outros veículos, das TVs Educativa, Cultura e jornais A Gazeta de Roraima e Folha de S. Paulo. Entre os prêmios que ganhou estão o Esso Regional Norte 1991 e Women Journo Heroes (#JournoHeroes), da International Women’s Media Foundation (IWMF), em 2019, Prêmio Abraji de 2020 e Vladimir Herzog em 2022. É conselheira da Énois escola de jornalismo e do projeto Tornavoz. Integra o Forbidden Stories.

Marco Chiaretti

Editor do Observatório da Imprensa, é jornalista e professor. Estudou Filosofia e Direito na Universidade de S.Paulo e Jornalismo na ESPM. Trabalhou em vários jornais, revistas e portais, como redator e editor. Foi professor na Unesp, na Cásper Líbero e no IELUSC.

Maria Luiza Borges Lins e Silva

Jornalista com 35 anos de experiência. Atuou como repórter, editora, Diretora-adjunta de Redação e Diretora de Estratégias Digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, do Recife. É formada em jornalismo e direito pela UFPE e tem mestrado em Comunicação e Tecnologia pela Universidade de Brunel, na Inglaterra. Liderou o processo de transformação que levou o Portal NE10 a figurar entre os maiores veículos digitais do país em 2022 e 2023, segundo a Comscore. Participou da criação do Projeto Comprova e atuou como mentora em projetos de aceleração de veículos de mídia financiados por grandes plataformas como Google e Meta. Atualmente atua como consultora de negócios digitais.

Moreno Osório

Jornalista, professor de jornalismo e doutor em Comunicação. É cofundador e editor do Farol Jornalismo, newsletter que faz um acompanhamento crítico dos movimentos do jornalismo desde 2014. Trabalhou durante oito anos no site de notícias Terra, onde passou pelas editorias de Brasil, Ciência, Educação e Mundo. É formado pela Unisinos, possui especialização em Cinema pela mesma universidade e mestrado em Comunicação Social pela PUC-RS. Em 2017, foi pesquisador visitante na University of Groningen, na Holanda. Em 2018, concluiu o doutorado em Comunicação Social na Unisinos, período em que foi bolsista produtividade do CNPq. Atualmente, é professor de jornalismo na PUC-RS, onde leciona disciplinas relacionadas à prática do jornalismo digital e do jornalismo investigativo.

Paula Miraglia

Fundadora e Diretora da “Journalism and Tech Task force”, uma iniciativa global, sediada no Brasil. Também é co-fundadora, diretora geral e publisher da Gama Revista. É co-fundadora e dirigiu por oito anos o Nexo jornal. Paula é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, onde também concluiu seu mestrado e a graduação em Ciências Sociais. É uma Sulzberger Fellow pela Columbia University. Faz parte dos conselhos do Center for News, Technology and Innovation, do International Press Institute, do Instituto de Referência Negra Peregum e da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

Paulo Talarico

Cofundador e Diretor de Treinamento e Dados da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, é formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). Tem pós-graduação em jornalismo esportivo pelo Instituto de Pós-Graduação & Graduação (IPOG) e curso técnico de locução para rádio e TV pela Rádio Oficina. Cobriu política na região oeste da Grande São Paulo em veículos locais e foi correspondente de Osasco e editor-chefe na Agência Mural.

Pedro Burgos

Formado em jornalismo pela UnB e mestre pela City University de Nova York, é o coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper. Foi Knight Fellow do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e pesquisador da School of International and Public Affairs da Universidade Columbia. Trabalhou na Superinteressante, na Gazeta do Povo e no Jornal do Brasil, entre outros. Como programador, desenvolveu projetos de combate à desinformação. É colunista da revista Época e membro do Conselho da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Escreveu “Conecte-se ao Que Importa”.

Pedro Varoni de Carvalho

Jornalista, professor e pesquisador, formou-se em jornalismo em 1989 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Esteve no Grupo EPTV e foi diretor de Jornalismo da TV Sergipe. Foi diretor geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2016

Sandra Muraki

Sandra Muraki é gerente-adjunta de Relações Institucionais da Fapesp. Jornalista, trabalhou na Folha de S.Paulo como redatora e coordenadora do programa de treinamento, e em revistas da editora Globo. Mais recentemente, atuou na área de assessoria de comunicação, como diretora de novos negócios e de atendimento. Coordenadora de projetos e parcerias do Projor, de 2013 a 2015.

Ricardo Gandour

Jornalista (Cásper Líbero-SP) e engenheiro civil (USP-São Carlos), com mestrado em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e cursos de extensão em Administração (FGV-SP), Gestão Avançada (FDC/Insead) e Publishing (Stanford University). Professor de jornalismo na ESPM-SP. Membro do conselho editorial do Grupo RBS, Porto Alegre (RS). Membro dos conselhos consultivos do Instituto Palavra Aberta, do Columbia Global Center Brazil, do Instituto TornaVoz e do Insper. Pesquisador visitante na Columbia Journalism School (2016-2017). Entrou na grande imprensa na editoria de economia e negócios da “Folha de S.Paulo” (1990-2000), onde foi repórter, editor e diretor-fundador da Publifolha. Na Editora Globo/Infoglobo, foi diretor de publicações e diretor executivo do “Diário de S.Paulo” (2000- 2006). Foi diretor de redação de “O Estado de S.Paulo” e diretor de conteúdo do Grupo Estado (2006-2015). De 2016 a 2020 foi diretor de jornalismo da Rede CBN de Rádios e membro do conselho editorial do Grupo Globo. É autor do livro “Jornalismo em Retração, Poder em Expansão – A segunda morte da opinião pública” (Summus Editorial).

Sérgio Lüdtke

Jornalista, pesquisador e consultor em mídias digitais. Possui Master em Gestão de Negócios Jornalísticos pelo ISE/Universidade de Navarra e MBA em Marketing Digital da FGV. É bacharel em jornalismo, formado pela FAMECOS – PUC/RS, em 1984. Foi editor do Projeto Comprova em 2018. Coordenou o Master em Jornalismo Digital no ISE e o Digital Video Accelerator (Facebook / ICFJ). É editor-chefe do projeto Comprova e coordenador acadêmico dos cursos da Abraji.

Simone Pallone

Professora e jornalista, formou-se em Comunicação Social pela PUC/Campinas. Tem mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica, pela Unicamp, onde atua desde 2003, no Labjor. É professora e orientadora no Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC), e no curso de Especialização em Jornalismo Científico. Coordena o podcast Oxigênio, e é editora executiva da revista eletrônica Inovação.

Taís Gasparian

Advogada e professora, é sócia do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo, Gasparian Advogados, em São Paulo. É bacharel e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Membro da Comissão de Liberdade de Expressão da OAB. Leciona Direito Digital para Jornalistas e Direito na Publicidade na ESPM. Colaboradora da Universidade de Columbia/NY no Global Freedom of Expression Website. Em 2002, foi Chefe de Gabinete do Ministério da Justiça.